DMEC acata sugestão de vereador e PEB Infantil, PEB I e II terão salários equiparados

10/07/2015 - Vereador Marquinho Advogado

A DMEC – Diretoria Municipal de Educação e Cultura - acatou a sugestão feita pelo vereador Marcos Antonio Lopes (PR), o Marquinho Advogado, durante reunião de discussão do PME – Plano Municipal de Educação, no final de 2014. O vereador sugeriu que os professores PEB Infantil, PEB I e PEB II, tivessem seus vencimentos equiparados, mesmo porque, em seu entendimento, todos são dotados de qualificações e cursos superiores. “Nossa Rede Municipal de Ensino conta atualmente, com professores capacitados para lecionar para todos nossos alunos”, comentou Marquinhos. E, questionou, “se todos são dotados de qualificações e cursos superiores, porque então haver a diferença salarial? Felizmente o Plano Municipal de Educação tem em seu bojo um cronograma em que nos próximos quatro anos os salários estarão equiparados”.

De acordo com a diretora Municipal de Educação, Vera Luiza Tagliari de Ângelo e da supervisora de Ensino, Ana Cristina Farhat Bissoli, antes de encaminhar para apreciação, discussão e votação plenária na Câmara de vereadores, o PME – Plano Municipal de Educação – foi exaustivamente discutido e estudado por todo magistério municipal, para que fosse adequada a realidade de Itajobi. “É irresponsável dizer que o Plano Municipal de Educação de Itajobi, aprovado pela nossa Câmara de Vereadores, é uma cópia do encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC)”, afirmou Vera e Ana Cristina, ao destacar que o eixo principal para elaboração do Plano Municipal Educação de Itajobi, foi justamente se atentar para a realidade de Itajobi. “Um dos exemplos da alteração do nosso plano para o encaminhado pelo MEC, entre as inúmeras alterações que foram feitas, foi atender a sugestão do vereador Marquinhos Advogado, elaborando um cronograma que em quatro anos ficará equiparado os salários dos professores PEB Infantil, PEB I e II, mesmo porque, todos os nossos professores são detentores de curso superior o que já nos diferencia de outros municípios”.

A elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de Itajobi, aprovado na sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 01 de junho desse ano, foi iniciada pela DMEC no ano de 2014. Após ter sido amplamente discutido por professores, coordenadores e diretores, o Plano Municipal de Educação foi exposto no Portal da Prefeitura Municipal para ser apreciado, discutido e para receber sugestões da população.

Ao finalizar todas as etapas de apreciação e discussão por parte do magistério municipal e da população o PME foi encaminhado para Câmara de Vereadores e aprovado por todos os vereadores.